Você saberia como agir frente a um traumatismo dental?
Você saberia como agir frente a um traumatismo dental? Se o dente de uma criança sair por inteiro da boca, voce saberia onde conserva-lo até chegar ao dentista?
Durante a infância é comum que as crianças, que levam milhares de tombos aprendendo a andar, correndo, brincando e andando de bicicleta, acabem batendo os dentes. Por isso é importante que os pais saibam como proceder no caso de um acidente para conseguir “salvar” o dente ou, pelo menos, diminuir o dano causado.
Primeiramente, é trivial que voce mantenha a calma para ter o controle da situação. No caso de uma avulsão de dente permanente, segure o dente pela coroa e lave com água ou soro (sem esfregar). Se o dente for permanente tente recolocá-lo. Ocasionalmente, dependendo do trauma, a recolocação do dente não é possível por conta da deformação do alveolo ou formação de um coágulo. Nesses casos o dente deve ficar armazenado em um ambiente que simule as condições da boca. A melhor opção seria colocar o dente avulsionado na boca embaixo da lingua ou em contato com a bochecha. Caso haja receio de engolir o dente, recomenda-se armazena-lo num copo com saliva; soro fisiológico, leite ou água filtrada.
Durante a consulta, é preciso responder essas perguntas ao dentista:
• ONDE ocorreu o trauma: é importante relatar o local, para que o dentista possa tomar algumas decisões como por ex: se há necessidade de prescrever vacina anti-tetânica.
• COMO ocorreu o trauma: a fim de detectar a gravidade do problema.
• QUANDO ocorreu o trauma: o tempo decorrido é de suma importância, pois determina o plano de tratamento mais coerente para a situação, fornecendo ao cirurgião-dentista as informações necessárias para que sejam tomadas as devidas providências.
O tratamento proposto pelo dentista varia de acordo com a idade do paciente, estágio de evoluçao do germe do dente permanente, severidade do trauma, desenvolvimento da raiz do dente, fratura do osso alveolar. Ou seja, o reimplante nem sempre será indicado, ou caso for indicado, pode correr risco de insucesso
Primeira Observação: É importante ressaltar que esses procedimentos são indicados para dentes PERMANENTES. Pois, a reinserção de um dente-de-leite é contra-indicada por poder danificar o germe do dente permanente ainda em formação
Segunda Observação: A urgencia médica é mais importante que a urgência odontológica, ou seja, se a criança apresentar náuseas, sonolência, fala enrolada, vomito, visão dupla, amnésia, pode significar algum dano neurológico e precisa ser encaminhada imediatamente ao médico.