Halitose
A maioria das pessoas não sabe que tem mau hálito, ou “halitose”, como dizem os dentistas. Alguns estudos mostram que o número de pessoas com mau hálito chega a 50% da população adulta, aumentanto para 65% nas pessoas maiores de 65 anos.
90% das casos de mau hálito são causados por problemas bucais: Saburra lingual(massa branca composta por restos alimentares e bactérias que se forma na lingua e causa mau cheiro), cáseos(cálculo formado por secreção, descamação e restos alimentares que se fixam nas amígdalas), próteses mal adaptadas, restaurações com infiltrações, xerostomia (boca seca), cáries, problemas gengivais, cálculos dentais e má higiene bucal.
8% das casos de mau hálito são por problemas sistêmicos: problemas da orofaringe, broncopulmonares, digestivos, hepáticos, diabetes, deficiência de vitamina A e D e problemas hormonais (menopausa e menstruação)
1% causado por problemas gástricos, quando houver refluxo
1% causado por estresse, alimentação, medicamentos
Algumas pessoas têm tendência a halitose, como é o caso dos respiradores bucais, diabéticos, fumantes, alcoólatras, pessoas com problemas gengivais e hepáticos, os que fazem dieta alimentar e/ou tomam medicamentos emagrecedores e os que estão fazendo quimioterapia ou radioterapia.
O diagnóstico da halitose é feito pelo Cirurgião Dentista, através do exame clínico facial e bucal completo, histórico médico e odontológico do paciente e do interrogatório do paciente ( hábitos alimentares e pessoais, sono, vícios, rotina, estado emocional, qualidade de vida, etc. Dessa forma, definimos qual tipo de halitose o paciente apresenta.
Após o diagnóstico correto, define-se o tratamento adequado para o paciente, com consultas regulares ao dentista, para tratar os problemas bucais, orientações sobre higiene bucal, alimentação e rotina, a fim de prevenir a halitose.
Seja qual for a causa da halitose é fundamental para o sucesso do tratamento:
uso de fio dental e boa escovação
higienização da lÍngua, com raspadores próprios
consulta regular ao dentista
ter uma dieta balanceada e evitar comer entre as refeições
beber pelo menos dois litros de água por dia
controlar o estresse
evitar o excesso de comidas gordurosas, cigarros, café, frituras.
ALIMENTOS QUE PREVINEM O MAU HÁLITO